Leandro e Leonardo Uma Historia de Sucesso




Luiz e Emival começaram a trabalhar cedo, levantavam de madrugada para ir para a roça e andavam mais ou menos oito quilômetros a pé juntamente com seu pai, Avelino. Luiz tinha um sonho, que era o de sair da roça, já Emival sonhava em ser jogador de futebol. Tanto Luiz quanto Emival tinham como um de seus ídolos Chitãozinho e Xororó, eles viviam cantando as musicas de seus ídolos enquanto trabalhavam na roça. Certo dia Luiz, já cansado de trabalhar na roça, resolveu sair de casa e começou a cantar num grupo de rock, que se chamava "Os Dominantes", em Goianápolis. Emival começou a trabalhar em uma farmácia, mas nas horas vagas fazia serenatas juntamente com seu irmão Luiz e com o passar do tempo resolveram formar uma dupla. Em 1.983, Luiz passaria a se chamar Leandro e Emival, Leonardo. Nascia aí a dupla Leandro e Leonardo... Ainda em 1.983, Leandro e Leonardo participaram de de um concurso de calouros na TV Tocantins, de Anápolis. O prêmio para a primeira colocação era tentador: a gravação de um disco pelo Selo Rádio da WEA. Eles ganharam o concurso, mas não receberam o prêmio, pois o Selo Rádio, foi desativado. Corriam atrás de gravadoras, mas nenhuma quis contratá-los, faziam shows em barzinhos, praças públicas, boates, assim foram juntando dinheiro, para poder bancar o primeiro álbum. Com muito esforço conseguiram gravar o primeiro LP, que trazia como título a música "Hoje Acordei Chorando", mas infelizmente não fez sucesso, mesmo assim não perderam a esperança. Em 1.986 , conseguiram gravar o segundo LP, onde trazia a musica Contradição, mas também sem sucesso. Mas em 1.989, abriram-se as portas, no terceiro LP da dupla, com a música Entre Tapas e Beijos. Começava aí a explosão Leandro & Leonardo... Logo em seguida, veio a consagração com Pense em Mim, que hoje em dia virou a marca de Leandro e Leonardo. Daí pra frente não parou, veio os sucessos Solidão, Paz na Cama, Festa de Rodeio, Eu Juro e entre outros. Juntamente com esses grandes sucessos, vieram os convites para TVS, rádios, shows por todo o Brasil... Por onde passavam conquistavam milhares de fãs de todas as idades. O último CD da dupla, foi gravado em 1.998, pela BMG Brasil e vendeu mais de três milhões de cópias. Leandro & Leonardo nasceram para brilhar... Brilho esse que nunca irá se apagar... Pois viverão eternamente em nossos corações!!!


Formação

Luis José Costa (Leandro) (15 de agosto de 1961 - 23 de junho de 1998), e Emival Eterno Costa (Leonardo) (25 de julho de 1963), trabalhavam na roça, na plantação de tomates da família. Até que Leandro percebeu sua vocação para a música, e chegou a ser vocalista de uma banda chamada "Os Dominantes", que fazia covers de músicas dos Beatles e de Roberto Carlos e teve notória iniciação na cidade de Vianópolis, interior do estado. Em 1984, Leandro abandonou a banda, e formou a dupla com seu irmão Leonardo. Pouco tempo depois, já venceram um programa de calouros da TV local, e com o dinheiro ganho no concurso foram para São Paulo gravar um álbum com tiragem de 500 cópias, que não fez sucesso. Apesar do disco não ter feito sucesso, abriu as portas para que fossem contratados por uma gravadora, na qual lançaram dois discos: "Leandro e Leonardo volume 1" em 1986, e "Leandro e Leonardo volume 2" em 1987. Até então os dois ja eram conhecidos no estado de Goiás, e no meio sertanejo.

Sucesso

Após o lançamento de seus dois primeiros álbuns que não tiveram uma grande relevância, eles lançaram em 1989 pela gravadora Continental, com a produção de Romildo Pereira e co-produção, arranjos e regencia do Maestro Otavio Basso, o álbum "Leandro e Leonardo Vol.3", e com ele veio o sucesso nacional. A canção "Entre Tapas e Beijos" (escrita por Nilton Lamas e Antônio Bueno) virou hit. O álbum contava com composições e regravações de cantores como Zezé di Camargo, um Country "Fui um Tolo" de Marcix e Mario Campanha e Roberta Miranda, . Já no ano seguinte, 1990, eles lançaram agora pela gravadora Chantecler o quarto álbum da carreira, com o mesmo nome de "Leandro & Leonardo". Este álbum emplacou mais dois sucessos no final do ano de 1990, o hit "Pense em Mim" (escrita por Douglas Maio, Mário Soares e Zé Ribeiro) e a canção "Desculpe, Mas Eu Vou Chorar" (escrita por César Augusto, Gabriel). No ano seguinte, 1991 eles lançaram um novo álbum "Leandro & Leonardo Vol. 5" pela mesma gravadora, Chantecler. E com ele vieram novos hits: "Paz na Cama" (escrita por Edson Mello e Rhael), "Não Aprendi a Dizer Adeus" (escrita por Joel Marques), "Não Olhe Assim". No ano de 1992, a dupla lançou outro álbum com o mesmo nome dos outros, pela mesma gravadora. Este álbum rendeu a dupla um sucesso maior que o esperado, com os hits "Esta Noite Foi Maravilhosa", e o sucesso internacional "Temporal de Amor", escrita por Cecílio Nena, regravada mais tarde em espanhol. Em 1993, já pela Warner Music, lançaram um novo álbum, e emplacaram o hit "Mexe Mexe".
Caçaram o álbum "Leandro e Leonardo Vol. 8", que conseguiu uma colocação nas paradas de 1994 com a canção de Piska e César Augusto "Dor de Amor Não Tem Jeito". No nono álbum da carreira, lançado em 1995, conseguiram emplacar mais um hit, dessa vez com influências do country, a canção "Festa de Rodeio" escrita por Reinaldo Barriga, César Rossini e César Augusto, além da balada romântica "Eu Juro" (versão de "I Swear", escrita por F.J.Myers e G.Baker).

1996-1997

E do novo álbum de 1996, "Leandro e Leonardo Vol. 10", saiu o hit "Doce Mistério". No 11º álbum, de 1997 lançaram o sucesso nacional "Cerveja" s e a música que dá nome ao CD "Essas Mulheres", cujo videoclip foi gravado no Japão durante a turnê da dupla, em 1997. No mesmo ano, Leandro & Leonardo participaram do Festival Internacional da Canção de Viña del Mar no Chile onde foram muito bem sucedidos.

1998 e o fim da dupla

A dupla acabou no dia 23 de junho de 1998, Leandro morreu por um tipo raro de câncer no pulmão. Pouco tempo após a morte do cantor, o álbum foi lançado, e no mesmo ano recebeu um disco de platina. Ainda nesse ano, lançaram um álbum infantil com o nome de "Só Para Crianças", com músicas infantis clássicas como "Noite Feliz" e "Se essa rua fosse minha".

Leonardo seguiu carreira solo. Em 2007 a Rede Globo exibiu o especial Por Toda a Minha Vida sobre a vida de Leandro, que contava com depoimentos de famosos como XuxaZezé Di Camargo & LucianoChitãozinho & XororóToquinho dentre outros.

Show Leonardo!!!